Atividade Asas de Borboleta

 



TESE DE MESTRADO

Mestranda – Dra. Letícia Cristina A. Reichert

SPSIG 2515/6389

Admissão 09/06/2020

CBO –TEM 2515-50

 

Tema da tese – Observação e aplicação dos métodos Reggio Emília e Montessori no cotidiano escolar.

 

Aplicação

 

 

Instituição

 

 

Faixa etária

 

 

Executante

 

 

 

Execução 2/10

 

Asas de borboleta

Objetivo

 

ü  Interação com diferentes elementos da natureza.

ü  Observação do primeiro contato e escolha dos elementos para uso na suas assas.

ü  Exploração sensorial

ü  Trabalho individual com objeto minimalista

 

 Execução

 

Em um cesto colocar diferentes elementos naturais, como folhas, flores, gravetos, etc.

 

Deixar que as crianças explorem ao máximo a situação escolhendo individualmente o que vão usar, observando se o método em questão, pode ser usado em diferentes situações e objetos.

 

Com o aluno de modo individual, colar os elementos no papel contacte já cortado em formato de asas de borboleta e depois isolar os elementos na segunda folha.

 

Após a conclusão, escolher um lugar no espaço externo, juntamente com a turma, para usar as asas e imitar as borboletas.

 

Enviar o molde para casa juntamente com um recado aos pais, e ver o retorno das famílias.

 

Registro

O registro deve ser feito através de fotos/videos e com o modelo da caixa de pássaros, o mesmo pode ser apresentado somente o modelo ao orientador.

Conclusão

Professor que executou a tarefa deve preencher o questionário anexo.

Referências

https://lrpsico.blogspot.com/

Todas as referências e aplicações da tese de mestrado estarão disponíveis no blog acima supracitado.

 

 

_______________________________

Leticia C. A. Reichert

Psicanalista e Psicopedagoga

SPSIG 2515/6389

 

 

 

 

QUESTIONÁRIO DO PROFESSOR

 

 

ETAPA 1 – AFIRMATIVAS E NEGATIVAS

 

SIM

NÃO

APLICAÇÃO FACILITADA

 

 

USO DO COLETIVO

 

 

ENTENDIMENTO DA PROPOSTA

 

 

DISPOSIÇÃO DE RODA

 

 

DIVISÃO DE MATERIAL

 

 

FINALIZAÇÃO CONCLUIDA

 

 

 

 

ETAPA 2 – QUESTIONAMENTOS DESCRITIVOS

OS ALUNOS ENTENDERAM A PROPOSTA?

 

TIVERAM DIFICULDADES?

 

ALGUM ALUNO NÃO CONCLUIU OS OBJETIVOS?

 

ALGUM ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS?

 

PROFESSOR TEVE DIFICULDADES?

 

PONTOS POSITIVOS?

 

PONTOS NEGATIVOS?

 

DEMAIS PONTOS OBSERVADOS PELO PROFESSOR QUE SÃO IMPORTANTES CONSIDERAR.

 

APLICADOR DA ATIVIDADE, VOCÊ SENTE QUE ESSE TIPO DE DINAMICA, FAZ DIFERENÇA PARA O ALUNO, OU É COMO UMA ATIVIDADE DENTRO DE SALA DE AULA, JUSTIFIQUE.

 

ALGUMA SUGESTÃO OU ALTERAÇÃO PARA AS PROXIMAS ATIVIDADES?

 

 

_____________________________

Assinatura do Aplicador

(Pessoa que responde o questionário)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

26 excelentes Atividades de Artes para Imprimir: Ensino fundamental

Plano de Aula Artes Gustavo Rosa e os Animais

O desenho livre e o desenho dirigido